Schindler Portugal alcança ISO 45001, a nova norma para a Saúde e Segurança no Trabalho

A Schindler, uma das marcas líderes mundiais em mobilidade vertical, acaba de alcançar a certificação ISO 45001 em Portugal. O novo padrão internacional para a Saúde e Segurança no Trabalho passa assim a vigorar na empresa a nível ibérico, uma vez que já era reconhecida pela norma em Espanha.

Com 425 colaboradores em Portugal, a Schindler ascende ao lote restrito de organizações com elevada compreensão das questões que impactam na forma como as responsabilidades de Saúde e Segurança são geridas, desde o momento do planeamento estratégico até à concretização das atividades no âmbito da montagem, manutenção e modernização de ascensores, escadas mecânicas, tapetes rolantes e plataformas.

Os requisitos de responsabilidade assumidos pela Schindler Portugal passam a incluir a administração da empresa, além dos responsáveis diretos de Saúde e Segurança, sendo ainda incentivada a consulta, participação e comunicação dos processos de gestão e tomada de decisão aos colaboradores de todos os níveis.

Com a certificação ISO 45001 é encorajada a sinalização de situações perigosas, com possibilidade de adoção de medidas preventivas ou de ações corretivas, assim como a sugestão de áreas de melhoria e posterior feedback a mudanças propostas.

De acordo com Arantzazu Molina, Diretora Técnica da Schindler Ibéria, “a certificação ISO 45001 é um feito que não teria sido possível sem o envolvimento, direto e indireto, da vasta equipa de colaboradores da Schindler Portugal, cujo empenho e espírito de liderança nas matérias de Saúde e Segurança faz diariamente a diferença nos processos e resultados da empresa – estamos de parabéns.”

Para León Escolar, Diretor de Operações da Schindler Portugal, “ao empenho de todos os envolvidos neste processo de certificação, somamos a adaptação aos requisitos do novo padrão em tão curto espaço de tempo, um comportamento de vanguarda e excelência que faz da Schindler uma referência no mercado”.